segunda-feira, 21 de abril de 2014

Resenha do filme: Tropa de elite 1

O filme apresenta inicialmente a policia militar convencional do Rio de Janeiro que está tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mas também mostra o BOPE, Tropa de Elite da Polícia Militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a Polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.
No filme, a missão da Tropa de Elite é a de dar segurança ao Papa na sua visita ao Rio de Janeiro. O personagem principal do filme é o capitão Nascimento, vivido pelo ator Wagner Moura. Policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto para poder ficar mais ao lado da família já que seu filho nasceu. Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude disso é extremamente estressado. Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto, dois policiais militares, aspirantes, jovens, honestos e corajosos. O curso de formação do BOPE prepara policiais para a guerra, eles são mais bem preparados que os integrantes do exército de Israel. Curso bastante rigoroso e com elevada carga de pressão para formar seus soldados.
O filme também mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONG’s nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles mesmos criticam.

Todos nós do grupo gostamos do filme, porque infelizmente é a realidade do nosso país, que ainda há muita corrupção dentro da policia! Porém o BOPE está fazendo o correto, com pessoas capacitadas, a policia militar devia usar eles como exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário